FANDOM

O Velho Oeste do nosso Sertão é dos anos 1860 a 1890, nessa epoca reinava o Império do Brasil (1822 – 1889); O Império do Brasil foi encerrado em 15 de novembro de 1889 na Proclamação da República.

  • Governante na Época: Dom Pedro II;

História da Época 1860-1890

A História Principal inicia no ano 1860.

  • 1861: A Questão Christie Brasil cortou relações diplomáticas com o Reino Unido em junho de 1863.
  • 1864: Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai (1864 a 1870)
  • 1870: Questão Religiosa; enfrentamento entre a Igreja Católica e a Maçonaria
  • 1871: Por fim, foi decretada a lei "Lei do Ventre Livre" em 28 de setembro de 1871, sob a qual todas criança nascidas de mulheres escravas após aquela data eram consideradas livres.
  • 1874 a 1875: Revolta do Quebra-Quilos
  • 1888: O país gozava de um considerável prestígio internacional durante os últimos anos do império e tornou-se uma potência emergente no cenário internacional. Enquanto Pedro II recebia tratamento médico na Europa, o parlamento aprovou e a princesa Isabel assinou em 13 de maio 1888, a Lei Áurea, que aboliu completamente a escravidão no Brasil.

o Sertão

O sertão, também conhecido como sertão nordestino, é uma das quatro sub-regiões da Região Nordeste do Brasil, sendo a maior delas em área territorial. Estende-se pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

  • Transporte ferroviário no Brasil
    • A Estrada de Ferro de Sobral (EFS) foi a segunda ferrovia do Ceará. Planejada para dar assistência a cidade de Sobral durante os anos de seca entre 1877 e 1879. Sua construção teve início em 1878 e alcançou o seu primeiro ponto final Ipu, em 1894.[1] Atualmente estes caminhos de ferro são operados pela Transnordestina Logística S.A.
    • A E. F. Recife ao São Francisco ou Recife and São Francisco Railway Company, foi inaugurada em 8 de fevereiro de 1858, sendo a segunda ferrovia construída no Brasil, precedida apenas pela Estrada de Ferro Mauá.

O trecho inicial ia de Cinco Pontas ao Cabo, no estado de Pernambuco, numa extensão de 31,5 km, em bitola larga (1,60 metros).

    • The Great Western of Brazil Railway Company Limited foi uma empresa ferroviária inglesa que construiu e explorou ferrovias no Nordeste do Brasil.

Alguns capitalistas ingleses criaram, em Londres, em 1872, uma companhia que se destinava a construir ferrovias no Brasil, espelhando-se na Great Western Railway Company, criada em 1835, e que fazia a ligação Liverpool–Bristol a Londres. Seu funcionamento no Brasil foi autorizado em 1873, quando conseguiu a concessão para construir uma ferrovia em Pernambuco que ligaria o Recife a Limoeiro. Em 1881 iniciou o funcionamento, com a conclusão do primeiro trecho (Recife–Paudalho). Em 1896 construiu a ferrovia Recife–Caruaru e no início do século XX, arrendou as demais ferrovias do estado. Construiu prolongamentos de linhas já existentes, por exemplo, o trecho entre Tacaimbó e Afogados da Ingazeira na Linha Centro do estado de Pernambuco. A Great Western fazia o transporte de passageiros e cargas, ajudando a escoar os produtos agrícolas do interior de Pernambuco e do Nordeste.

Estados

  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Sergipe.

Escravidão: Em 1864, apenas cinco províncias (Rio de Janeiro com 23%, Bahia com 18%, Pernambuco com 15%, Minas Gerais com 14% e São Paulo com 5%) tinham 75% dos escravos do país, que à época perfaziam um total de 1 milhão e 715 mil indivíduos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pontos de Interesse

O Rio São Francisco
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 km, mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico.

Motivos de Disputas na Época

  • Os poucos duelos ocorriam em geral por três motivos: mulheres, dívidas ou trapaças no jogo e quase sempre eram estimulados por bebedeiras.

Tipos de Armas

  • A arma preferida do Velho Oeste era o revólver Colt 45, que tinha o apelido irônico de Peacemaker (“Fazedor da Paz”). Mas, para atingir alvos distantes, usavam-se os rifles de repetição. O mais famoso era o Winchester New Model of 1873, ou Winchester 73 — que até virou nome de filme de faroeste. Esse rifle era eficiente até uma distância de 150 metros.

População

  • Colonos

Povos Indígenas

Tipos de Mercadoria Rentável

  • Cana-de-Açucar
  • Algodão
  • Ouro
  • plantações de cana, milho, mandioca e feijão.

Tipo de Locomoção

Dinheiro

  • Réis

Tipos de Comunicação

A Lei

Lendas

Força Militar no Brasil na Época

  • A Guarda Nacional: Período de atividade 1831 a 1922

Espécie de Heróis

  • O Fantasma

Ideias para Histórias

  • Cerca de 300 mil pessoas viajavam por terra em comboios de carroças para inúmeros lugares da Bahia e Minas Gerais. Só para as minas de Ouro mil brasileiros e estrangeiros se deslocavam para lá, atrás do sonho de enriquecer rapidamente.